A Confederação Nacional da Indústria e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizaram pesquisas a respeito do tempo de formação atual dos estudantes de engenharia e, mesmo com métodos diferentes, chegaram à conclusões bem parecidas. A primeira aponta que aproximadamente 43% dos engenheiros formados anualmente, dado de 2011, concluiu os estudos no tempo de 5 anos, sendo que em 2009 esse número era de 48%. O segundo, no entanto, aponta que apenas 55% concluem o curso no tempo ideal que, nesse caso, é de seis anos, anotando uma redução de 3% em dois anos.
Nos dois primeiros anos, o aluno é embasado num plano de preparação das ciências básicas e só a partir do terceiro passam a trabalhar de forma mais prática e relacionada à área que foi escolhida, o que é também um fator determinante para a desistência. José Roberto Cardoso, diretor da Escola Politécnica da USP, afirma que a grade curricular deve ser alterada e colocar o aluno em prática e contextualizá-lo ao mercado logo no início, incentivando-o.
Engenheiros brasileiros exaltam o inédito fato de ter, atualmente, mais vestibulandos tentando ingressar no curso de engenharia do que no de Direito, que era até então a segunda área mais cobiçada. No entanto, os números ainda mostram que, por mais que hajam mais ingressantes, apenas 30 mil engenheiros são formados a cada ano, enquanto aproximadamente 100 mil bacharéis em Direito conquistam seus diplomas. As pesquisas foram feitas no mesmo período e apenas mostram que a quantidade de ingressantes é tão grande quanto à de evasão.
E você?? Acredita que se formará engenheiro no tempo ideal??
Fonte: engdofuturo.com.br/estudantes-de-engenharia-tempo-formacao/
Juliana Ferigotti
Nenhum comentário:
Postar um comentário