Páginas

domingo, 3 de novembro de 2013

Por que os estudantes de engenharia estão levando mais tempo pra se formar?

    Com uma grande carência de profissionais da área da engenharia no Brasil, os cursos passam a ser mais procurados e vislumbrados por pessoas que concluem o ensino médio e, por consequência e influência de todos os meios sociais, acabam de matriculando. Porém, por diversos motivos, entre eles a falta de preparo e maturidade dos jovens, acabam terminando o curso com tempo maior do que deveriam ou abandonando-o.

   A Confederação Nacional da Indústria e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizaram pesquisas a respeito do tempo de formação atual dos estudantes de engenharia e, mesmo com métodos diferentes, chegaram à conclusões bem parecidas. A primeira aponta que aproximadamente 43% dos engenheiros formados anualmente, dado de 2011, concluiu os estudos no tempo de 5 anos, sendo que em 2009 esse número era de 48%. O segundo, no entanto, aponta que apenas 55% concluem o curso no tempo ideal que, nesse caso, é de seis anos, anotando uma redução de 3% em dois anos.



  Nos dois primeiros anos, o aluno é embasado num plano de preparação das ciências básicas e só a partir do terceiro passam a trabalhar de forma mais prática e relacionada à área que foi escolhida, o que é também um fator determinante para a desistência. José Roberto Cardoso, diretor da Escola Politécnica da USP, afirma que a grade curricular deve ser alterada e colocar o aluno em prática e contextualizá-lo ao mercado logo no início, incentivando-o.

  Engenheiros brasileiros exaltam o inédito fato de ter, atualmente, mais vestibulandos tentando ingressar no curso de engenharia do que no de Direito, que era até então a segunda área mais cobiçada. No entanto, os números ainda mostram que, por mais que hajam mais ingressantes, apenas 30 mil engenheiros são formados a cada ano, enquanto aproximadamente 100 mil bacharéis em Direito conquistam seus diplomas. As pesquisas foram feitas no mesmo período e apenas mostram que a quantidade de ingressantes é tão grande quanto à de evasão.

E você?? Acredita que se formará engenheiro no tempo ideal??

Fonte: engdofuturo.com.br/estudantes-de-engenharia-tempo-formacao/



Juliana Ferigotti