Páginas

terça-feira, 10 de março de 2015

   Nesta semana a coordenação de Engenharia de Produção apresentou as diferentes atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso! Na oportunidade, os responsáveis pelos projetos falaram sobre as atividades que serão realizadas no ano de 2015 e Leandro Amalcaburio apresentou seu trabalho de Projeto Integrado III que resultou no primeiro lugar no concurso Sebrae referente a primeira maratona de negócios sociais!





Acadêmico da UNISOCIESC vence Maratona de Negócios Sociais organizada pelo SEBRAE





     Entre os dias 5 e 7 de dezembro de 2014, Florianópolis sediou a primeira maratona de negócios sociais do estado de Santa Catarina. Realizada pelo SEBRAE com o objetivo de capacitar os empreendedores sociais e fomentar o setor, esta competição esteve focada em modelos de negócios com ações de impacto sociais e/ou ambientais, negócios sustentáveis do ponto de vista financeiro, gerando lucratividade ao mesmo tempo em que promovem um impacto positivo para a sociedade.
    O evento contou com mais de 200 inscritos, sendo que destes, 35 equipes foram selecionadas para a fase presencial, sendo divididos entre negócios já existentes e negócios na fase de ideia ou plano de negócios. Durante os três dias de competição, os empreendedores puderam contar com mentorias, capacitações e consultorias especializadas e ao fim do terceiro dia, foram escolhidos 12 projetos para uma apresentação final a uma banca de avaliadores.
 Entre os negócios em fase de ideia ou plano de negócios, a equipe formada por Leandro Amalcaburio e Rui César Aviz foi a campeã, o acadêmico da 8ª fase do curso de engenharia de produção da UNISOCIESC, Leandro Amalcaburio líder da equipe fala sobre o negócio: “Esse é um projeto de geração de biogás a partir do tratamento de dejetos suínos. Desenvolvido ao decorrer do semestre letivo, a orientação do professor Jerber Cavasolla foi primordial para chegar à competição com um plano de negócio consistente e ter alcançado tal premiação”.
 Em relação à contribuição social, Leandro ressalva que o grande benefício deste modelo é possibilitar ao pequeno produtor rural dar um tratamento adequado aos rejeitos da criação de suínos: “Teremos uma espécie de saneamento rural, onde os dejetos serão coletados em uma comunidade rural e tratados em uma central, gerando uma renda complementar ao agricultor e livrando-o de um investimento que até então é inviável devido ao baixo número de animais em sua propriedade, além disso, o tratamento fará com que mais de 22 000 toneladas anuais de CO2 deixem de ser liberadas ao meio ambiente”.
 Através do tratamento dos dejetos, ainda será produzido cerca de 3900 m³ de biometano diariamente, que poderão alimentar indústrias da região ou ser utilizado como combustível veicular em substituição ao GNV.
  Segundo os integrantes da equipe, o próximo passo é dar continuidade ao projeto, firmando as parcerias necessárias que possibilitarão a busca e captação de recursos para a concretização do negócio. A entrada do projeto já na fase final de seleção da renomada aceleradora NESst, é um dos prêmios alcançados pela equipe que garantirá aos jovem empreendedores todo o aporte e auxílio no que diz respeito à negócios sociais. 
   Leandro conta ainda, que a maratona possibilitou importante avanço principalmente no contato com investidores interessados e até mesmo a companhia catarinense SC Gás que já apontou interesse em comercializar o gás que será produzido, o universitário ainda avalia a realização da maratona como um ato construtivo tanto para a sociedade quanto para empreendedores: “Esse evento realizado pelo Sebrae é uma amostra que a sociedade sempre estará aberta para negócios voltados à sustentabilidade, preservação do meio ambiente ou com impacto social positivo e esse entendimento das necessidades coletivas é primordial para o sucesso de qualquer empreendedor”.

A UNISOCIESC parabeniza a equipe campeã!

Parabéns Joinville !


Dia 8 de Março



Reportagem

Prof. Fabiano Dantas em entrevista no Jornal do Almoço da RBS no dia 4 de março de 2015.


Confira a reportagem no link: http://sociesc.me/1G35VHC
    Após a palestra inaugural do dia 02 de março os estudantes de Engenharia de Produção participaram de atividades de integração com a prof.ª coordenadora Palova S. Balzer.




    No dia 02 de março os calouros de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Química, Tecnologia em Mecânica e Arquitetura e Urbanismo do período noturno da Unisociesc campus Boa Vista foram recepcionados pelos coordenadores de curso, gerência de ensino e DCE. A palestra magna foi proferida pelo mágico palestrante Jardel Beck.




Prof.ª Eliane Mafra durante palestra magna com calouros da Unisociesc campus Boa Vista no dia 02 de março.