Páginas

domingo, 17 de novembro de 2013

Cronograma apresentação de TCC




Sobram vagas para engenheiros no Brasil?? “Lenda” ou realidade?

Já faz mais de um ano que estou escutando e lendo que faltam engenheiros no mercado, que as obras da Copa e das Olimpíadas abririam várias vagas em todas as categorias na construção civil. Há pouco tempo, foi veiculada a notícia de que a Dilma estaria cogitando importar engenheiros assim como fez com os médicos e até a Rede Globo noticiou a falta de engenheiros no mercado.



Portanto pesquisei rapidamente sobre ofertas de vagas para engenharia e encontrei algumas:

- Vagas para engenheiro de alimento publicadas no site Agrobase;

- Concurso do IPT, na cidade universitária, USP, para preenchimento de vagas para engenheiro civil, engenheiro mecânico, engenheiro de materiais, entre outros, com inscrições abertas até 1 de dezembro de 2013.

- Concurso da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul para preenchimento de vagas para engenheiro agrônomo, engenheiro civil, engenheiro de alimentos, engenheiro eletricista, engenheiro com especialização em saúde do trabalhador, engenheiro de materiais, engenheiro mecânico e engenheiro químico, com inscrições abertas até 11 de novembro de 2013.

Além de “milhares” de vagas anunciadas por sites específicos como Catho, Infojobs, Emprego Certo. Porém, não foi possível conferir a autenticidade porque é necessário fazer cadastro e alguns sites os quais não são gratuitos.

Mas então, por que várias destas vagas não são “supostamente” preenchidas, levando-nos à conclusão de que, pelo menos aparentemente, faltam engenheiros no mercado? De acordo com o site do CREA-MG, o problema seria a evasão dos estudantes dos cursos de engenharia devido à deficiência no aprendizado da matemática durante o ensino médio. Veja o resultado deste problema, segundo o artigo:

“Até 2015, o Brasil vai precisar de 300 mil engenheiros, mas o país não consegue formar a quantidade de profissionais que precisa nessa área. Os estudantes não estão terminando o curso, segundo a Federação Nacional dos Engenheiros. O Brasil forma cerca de 38 mil engenheiros por ano, mas precisa de quase o dobro disso para dar conta da procura por esse profissional. Um recém-formado ganha, em média, R$ 5,5 mil. Um engenheiro sênior pode ganhar R$ 9 mil, sem contar bônus e benefícios. A maior procura é por engenheiros na área civil, eletrônica e de produção.

Afinal, onde estão todas as vagas, se há engenheiros desempregados? A, as faculdades estão “liberando” profissionais despreparados para o mercado de trabalho?

E qual é a sua opinião: sobram vagas realmente ou é apenas uma “lenda”?

Fonte :engdofuturo.com.br/sobram-vagas-engenheiros-brasil-lenda-realidade/


Juliana Ferigotti

Periódico

Prezados Alunos

Segue três links para acesso de periódicos nacionais e internacionais referente a engenharia de produção.

Revista Científica Eletrônica Produção Online

- Universidade Federal de Santa Catarina
Centro tecnológico
Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Link: www.producaoonline.inf.br

- Pesquisa & Desenvolvimento Engenharia de Produção
Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá
Link: www.revista-ped.unifei.edu.br

- Rio´s International Journal on Sciences of Industrial and Systems Engineering and Management
Link: www.rij.eng.uerj.br

Fonte : abepro.org.br/index.asp


Juliana Ferigotti