Páginas

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Legislação Profissional

"No dia 04 de novembro do corrente ano o prof. Dr. Carlos A. Klimeck Gouvêa proferiu uma palestra aos alunos da disciplina de Legislação Profissional. Na oportunidade o professor esclareceu aos alunos da engenharia química e de outras engenharias lá presentes qual a função dos Conselhos profissionais de classe. Ficou compreendida a grande importância que os Conselhos têm em assegurar à sociedade os serviços e produtos a ela ofertados, além de ressaltar que o registro profissional é uma obrigação para o exercício legal da profissão".


Oito invenções "desenvolvidas" por mulheres

A sociedade ainda tem muitos costumes machistas provenientes daquele tempo no qual a mulher nem mesmo votava. A paisagem muda, a história cresce, os costumes em geral mudam, mas, infelizmente, nunca deixam de existir. Isso faz com que, automaticamente, ao pensarmos em quem possa ter inventado alguns objetos indispensáveis no nosso dia a dia tenha sido uma mulher. Esse é um erro, e um erro grave, porque por mais que pensemos assim, elas sempre estiveram ali e fazem parte da criação de algo que você pode estar usando neste exato momento, além de fazer parte de importantíssimas mudanças sociais em todo o mundo.
Veja agora umas das invenções que, se não usamos, com certeza ouvimos falar, e que foram desenvolvidas inteiramente ou com a ajuda de mulheres!!

Fibra Kevlar
Acidentalmente, em 1966, Stephanie Kwolek criou um material que é usado até hoje em alguns smartphones e que é simplesmente resistente ao impacto de um tiro. Foi desenvolvido durante a tentativa de criar um material que fosse mais leve para os pneus de carro.


2. Limpador de Para-brisa 
É, o que seria de alguns motoristas sem o limpador de para-brisa ? Ele foi criado por uma mulher em 1903. Mary Anderson foi quem criou esse item indispensável. Na época teve dificuldade de se acostumar e algumas pessoas achavam até mais seguro andar com lama, água e até mesmo neve no para-brisa a utilizar o utensílio, que na época era ainda manual. A versão automática apareceu em 1917 e foi desenvolvida também por uma mulher, Chatlotte Bridgwood.



3. Sacola de Papel
Acredito que não haja ninguém que nunca tenha usado uma sacola de papel. Tão útil e tão usada até hoje principalmente em lojas de roupas, e também foi criada por uma mulher. Margaret Knight foi a mulher quem desenvolveu a máquina que produzia as sacolas de papel com fundo quadrado. Teve a patente registrada em 1871 após uma briga na justiça quando um homem tentava fazer a patente que era de direito de Margaret.


4. Serra Circular
A conclusão de que a serra reta que os lenhadores do século XIX usavam foi de uma mulher, que adentrando a esse universo “originalmente masculino” mostrou que a serra circular era a melhor opção para eles. Foi em 1813 que Tabitha Babbitt criou um objeto manual com uma serra circular e que comprovou o que ela dizia. O que ela recebeu por essa ideia tão usada até hoje? Nada! Isso mesmo. Na época, não acharam que fosse ser algo que saria tão certo e não se preocuparam com patente, o que fez com que sua ideia ficasse simplesmente livre.


5. Corretivo
Isso mesmo. Esse “simples” e tão usado material escolar também foi desenvolvido por uma mulher. Quem é que nunca errou enquanto usava caneta e recorreu ao corretivo para deixar as coisas mais fáceis de se entender? Pois então… Em inglês é chamado de “liquid paper”, ou seja, Papel Liquido, e foi desenvolvido através de uma fórmula caseira de Bette Nesmith Graham, que procurou solucionar os problemas que enfrentava quando errava na digitação na máquina de datilografia enquanto trabalhava como secretária. A ideia foi tão boa que, em 1979, a grande empresa Gillete pagou US$ 47,5 mil pela empresa que a produzia.


6. Banco imobiliário
Com certeza todo mundo já jogou o tão conhecido Banco Imobiliário, não é? Famosíssimo e sempre fez e ainda faz grande sucesso entre, principalmente, os mais jovens. O nome original é “The Landlord’s Game” que hoje em dia também é comercializado como “Monopoly”, e foi criado em 1906 por Elizabeth Magie que procurava expor o sistema econômico em funcionamento, mostrando como as pessoas tinham bens diferentes e que enquanto uma tinha muitos deles, outra se desdobrava para conseguir apenas um. Seus direitos foram vendidos por US$ 500,00 para a Parker Brothers, sem nem mesmo direito a royalties, que seria um direito econômico sobre as vendas.

7. Programação
O que seria do mundo de hoje se, em 1944 Grace Hoppe não trabalhasse com Howard Aiken e juntos tivessem desenvolvido o “Mark I”? Esse foi o primeiro computador e ocupou sua sala inteira. Ela desenvolveu os princípios da programação e os primeiros códigos, além de ser a criadora dos termos “bug” e “debugging”, tão usados até hoje para a área da tecnologia.


8. Vidro Invisível
Já pensou se em 1935 Katharine Blodgett não tivesse desenvolvido os princípios do vidro transparente? Hoje ele está em todo o lugar, desde os tão usuais óculos aos mais caros smartphones. A cientista da General Electric desenvolveu uma maneira de mudar o estado físico de finas camadas de moléculas de vidro sem que muitas distorções ocorressem, fazendo com que fosse possível enxergar perfeitamente através dele. É a base da maioria das tecnologias atuais.