Páginas

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Dicas da Profª Eliane Mafra! 1



Hoje começa a série "Dicas da Profª Eliane Mafra"!




Caríssimos Alunos,

Por solicitação de vários alunos que me abordam todos os dias buscando dicas para a elaboração de currículo, segue uma sugestão de leitura do artigo "Qual o valor da Forma" abordando como a apresentação de um currículo diferenciado pode ajudar muitos profissionais a chegar em primeiro lugar no mercado de trabalho.

Boa Leitura!
Profª Eliane Mafra.



QUAL O VALOR DA FORMA?
por Alessandra Assad em 28 de Julho de 2009

Hoje um ex-aluno da graduação me escreveu desesperado, pedindo ajuda para, de alguma forma, recolocá-lo no mercado. Apurei a memória e me lembrei que tratava-se de um bom aluno: inteligente, esperto, rápido, com bom nível de inteligência emocional. Pedi então que enviasse o seu currículo para que eu pudesse encaminhar para alguns contatos, talvez algum colega pudesse ter interesse.
O fato é que o currículo chegou e quando fui ler, me perguntei:por que eu me interessaria por este profissional?

CLIQUE ABAIXO PARA CONTINUAR... ;)
Eu sabia que ele era um bom profissional, mas o currículo dele não tinha absolutamente nada que me mostrasse, ainda que de maneira sutil, que ele pode poderia fazer a diferença. Não estou falando da graduação, da especialização, estou falando da maneira como as pessoas se apresentam hoje. Estão perdendo boas oportunidades e nem se dão conta disso.
O currículo é sim um cartão de visitas e precisa ser reinventado. Hoje o mercado está muito competitivo e muitas pessoas têm conteúdo. Pergunta básica: quando todos têm conteúdo, qual o valor da forma?
Parece que criaram um padrão "ABNT" para se fazer currículos e qualquer pessoa que saia deste padrão está fadado a ser reprovado. Pois eu asseguro: ledo engano!
Hoje você consegue perceber pela criatividade do currículo o quanto este profissional pode ser inovador, mudar e ir em busca de soluções e resultados. Quem não tem habilidade, terceiriza, mas o que não pode é você fazer o seu currículo virar commodity na mesa de um departamento de recursos humanos ou de uma diretoria.
Num mundo onde todos os "seus" competidores apresentam conteúdo, faça a forma ser o seu diferencial. Ainda que permaneça em segundo plano, ela pode ajudar muitos profissionais a chegar em primeiro lugar. E já tem gente explorando o mercado e ganhando dinheiro com isso, viu? O único jeito de mostrar que você pode fazer a diferença, é fazendo a diferença!

3 comentários:

  1. muito bom, professora :D

    ResponderExcluir
  2. Muito bom prof. Precisamos muito deste tipo de orientação....

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana prof. Precisamos muito deste tipo de orientação ....

    ResponderExcluir